Redes LORA Municipais - aplicações em Sustentabilidade

Joaquim Fernandes

Kima

Posted on 10-01-2025

Estratégia Municipal de adaptação às alterações climáticas

Elaborada no âmbito do projeto ClimAdaPT.Local, a Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas de Évora foca-se na identificação de opções e ações de adaptação que visam promover a minimização dos efeitos negativos das alterações climáticas. A partir da identificação e priorização das atuais vulnerabilidades e riscos climáticos e da sua projeção até ao final do século, o Município de Évora procura promover um conjunto integrado de opções de adaptação para responder não apenas ao clima futuro e às consequências desse novo cenário, mas igualmente aos diferentes impactos climáticos já observados.
5 – Adaptação da infraestrutura verde Municipal às alterações climáticas

A adaptação da Infraestrutura Verde Municipal às Alterações Climáticas assenta na implementação de uma série de ações articuladas que apesar de integradas em diferentes planos e projetos em curso no Município, fazem parte de uma estratégia única que visa aumentar a resiliência de Évora às alterações climáticas:

    Aumento da área dedicada aos espaços verdes urbanos (parques e jardins, praças e arruamentos arborizados, linhas de água e vegetação ripícola, hortas urbanas, etc.).
    Substituição progressiva de plantas espécies exóticas por espécies nativas ou naturalizadas melhor adaptadas às condições edafoclimáticas da região e por isso mesmo com menores necessidades hídricas.
    Conversão gradual de parte das áreas relvadas regadas em prados de sequeiro biodiversos e, sempre que possível, plantação de árvores nos relvados remanescentes, de forma a aumentar a área de ensombramento e assim diminuir a quantidade de água necessária para rega.
    Substituição dos sistemas de rega tradicionais por sistemas inteligentes (tecnologia de comunicação LoRa) que permitem reduzir significativamente o consumo de água;
    Utilização preferencial de água não tratada para rega dos espaços verdes municipais (LIFE Água da Prata).
    Melhoraria do estado ecológico das linhas de água no domínio público municipal, de modo promover a biodiversidade urbana e a conetividade ecológica dentro da área urbana e entre o meio urbano e o meio rural.